terça-feira, 13 de maio de 2014

Será que voltaremos a ver o Led Zeppelin junto novamente?
Luiz Otávio Marin17:08


Será que ainda vamos a tempo de voltar a ver os Led Zeppelin juntos?


Poderiam ter feito uma das digressões mais lucrativas de sempre, mas Robert Plant não quis e irrita-se quando lhe perguntam se vai voltar ao grupo. Entretanto, Jimmy Page foi condecorado.


Em 2007,  o caminho parecia aberto para o Led Zeppelin: todas as casas de apostas vaticinavam que veterana banda voltaria aos palcos para uma digressão tão financeiramente aliciante para os seus protagonistas principais como as maiores de colossos como U2 ou Rolling Stones. 

O acordo, a ser assinado pelos membros do grupo que, em 1980, se viu "amputado" do baterista John Bonham (Jason, o filho, substituiu-o em Londres), previa uma digressão de praticamente dois anos, altamente patrocinada e com bilhética ambiciosa. A Rolling Stone diz que, nesses moldes, os Zeppelin poderiam tornar-se a primeira banda a ter mil milhões de dólares em receitas numa única digressão.

Porém, ao contrário do que fãs e promotores de concertos aguardavam, os Led Zeppelin não voltariam à estrada, maculados pela recusa de Robert Plant.

Desde então, Plant não voltou com a palavra atrás e cada vez que o assunto é abordado, o "não" é garantido. Por seu turno, Jimmy Page não esconde que era sua intenção dar concertos com os Led Zeppelin e atira a bola para o campo do vocalista, dando a entender que é apenas o guitarrista da banda e que não é ele o entrave do ansiado regresso.

Em conversa recente com a Rolling Stone, a propósito do plano de reedições da obra do lendário grupo (a encetar em junho com a revisão dos três primeiros álbuns), Plant arregala os olhos quando confrontado com a pergunta a que, nos últimos sete anos, terá respondido mais vezes: "E que tal o regresso dos Led Zeppelin?". "Uma digressão seria um circo de interesses esconsos e a essência de tudo o que é nefasto no rock de estádio. Estávamos rodeados por um circo de pessoas que teriam vendido a nossa alma. Não sou parte de uma jukebox!".

Jimmy Page, como já vimos, tem uma perspectiva radicalmente diferente. "Fomos levados a acreditar que haveria mais espetáculos [depois do concerto de Londres, em 2007]. Têm de perguntar ao Robert porque razão mudou de ideias. Nem sei se alguma vez considerou fazê-lo, não faço ideia do que ele pensa sobre o assunto".

Apesar do desânimo decorrente da recusa de Plant, Page reuniu-se com o baixista John Paul Jones e com o baterista Jason Bonham em 2008. O grupo continuou a ensaiar em Inglaterra e chegou a fazer audições para um novo vocalista. O secretismo em torno dos nomes foi grande, mas a Rolling Stone avança que Steven Tyler, dos Aerosmith, e Myles Kennedy (o vocalista dos Alter Bridge, cantor na banda de Slash) chegaram a participar nestes ensaios.

Porém, o guitarrista não se sentiu confortável com a junção de "três membros do espetáculo na O2 Arena e outro cantor" e os planos para a digressão foram suspensos. Também é de crer que o interesse do mercado numa digressão dos Led Zeppelin sem o seu vocalista fosse substancialmente menor do que numa reunião da banda com as suas três principais figuras vivas. Contudo, os ensaios só terminaram quando John Paul Jones decidiu integrar outra banda, os Them Crooked Vultures, com Dave Grohl, dos Foo Fighters, e Josh Homme, dos Queens of the Stone Age. Aí, Page terá concluído que o futuro dos Led Zeppelin não era assunto do interesse de todos.

"As pessoas perguntam-me quase todos os dias por uma eventual reunião", afirma Page. "A resposta é 'não'. Há sempre a hipótese de me exumarem e me porem em palco num caixão ao som da fita", atira com sarcasmo.

Plant, por uma vez, parece menos taxativo. "Não preciso de dizê-lo [que não é sua intenção reabilitar os Zeppelin]. De outra forma, perderíamos a mística por completo. Tudo seguirá o seu caminho. As portas estão abertas e as linhas de telefone também. Não tenho ouvido nada de ninguém. Mas tudo tem de ser novo. Só assim se faz história". Canções novas? Plant irrita-se: "Você [jornalista] não pode querer ser o conselheiro matrimonial nesta história". E chuta para canto: "Eles continuaram a ensaiar depois da O2 e até tinham um cantor. Não sei o que se passou. A mim, parecia-me boa ideia". A "boa ideia" a que Plant se refere é, grosso modo, Led Zeppelin sem Robert Plant.

Entretanto, Page foi condecorado pelo Berklee College of Music in Boston, seguindo os passos de Annie Lennox, Steven Tyler e Willie Nelson. "Estar numa posição em que se pode fazer aquilo em que se é melhor, que é fazer música e oferecer alegria e prazer a outras pessoas... não há nada melhor do que isso. Quero passar essa sensação a todos vós", afirmou em discurso perante os alunos. "Parabéns pelos vossos cursos e votos de sucesso para o futuro", rematou.

Recorde-se que os Led Zeppelin anunciaram uma campanha de reedição da sua discografia, com os três primeiros álbuns a conhecerem reedição a 2 de junho. Jimmy Page é o responsável pela remasterização das gravações, que incluirão material inédito, em estúdio e ao vivo, em discos extra.

"O material dos discos extra apresenta um portal para o tempo de gravação de cada disco dos Led Zeppelin", afirma Page em comunicado de imprensa. "É uma selecção de 'work in progress' com misturas diferentes, faixas de suporte, versões alternativas e material novo gravado na altura", completa.

Categoria:
Sobre o autor Apaixonado por Led Zeppelin, resolveu criar o blog e postar todas notícias, informações, e muito mais! Facebook ou Twitter